Título da página
Em nossos encontros formativos, unimos a experiência de mais de 20 anos no chão da escola com estudos alinhados ao currículo da educação infantil, principalmente acerca da relação criança e natureza, artes e literatura.
Para ter acesso gratuito ao nosso e-book, acesse: https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/jornada-ecoar-no-chao-da-escola-ideias-praticas-e-reflexoes-sobre-o-cotidiano-com-as-criancas/
Para mais informações: ceduca_igarape@gmail.com | 11 98278-9868

.png)
Literatura: uma necessidade social
O direito à literatura é uma necessidade social. Para alcançar crianças e jovens, estimular a formação de um leitor ativo e que cultive a leitura por fruição, é preciso que estejam acompanhados por adultos que reconheçam antes de mais nada o impacto positivo que um bom livro pode causar. À medida que escancara questões importantes e contemporâneas à sociedade, a literatura colabora com análises críticas sobre o mundo, formando cidadãos mais atentos e responsáveis. Entre os objetivos, estão: ampliar o repertório cultural e as estratégias de leitura do mediador; promover um encontro sensível entre mediadores com a literatura das infâncias; apresentar possibilidades de reflexão e conversa a partir da leitura compartilhada de um livro ilustrado.
A arte como elo de resgate da natureza sensível dos professores de educação infantil
No ambiente que recebe diariamente as infâncias em toda a sua integralidade, é fundamental ampliar o espaço reflexivo dos adultos imbuídos da responsabilidade de educar os pequenos no início de sua vida escolar. A partir de fundamentação teórica, experiência artística e espaço para troca entre pares, a palestra busca conectar cada educador com sua própria essência para fortalecer suas intencionalidades pedagógicas. Entre os objetivos, estão: treinar o olhar para si e para as sutilezas poéticas do entorno; experimentar o ato criativo com diferentes suportes e materiais; reconhecer e compartilhar experiências sensíveis; ampliar a consciência do próprio corpo na relação com o espaço e com os outros.
